São
Paulo
Guia
LGBT

Roteiro de uma semana

2ª feira – Centro Histórico
Mercado Municipal. Foto: José Cordeiro|SPTuris

Mercado Municipal. Foto: José Cordeiro|SPTuris

CAFÉ DA MANHÃ

CAFÉ GIRONDINO

Comece o dia tomando um bom café no tradicional Café Girondino.

 

 

PASSEIO DA MANHÃ

PRAÇA DA SÉ / MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Passe pelo Mosteiro de São Bento e siga até a Praça da Sé para conferir o Marco Zero da cidade. Próximo dali, há o centro Caixa Cultural, com boas exposições, quase sempre gratuitas.

 

 

ALMOÇO

MERCADO MUNICIPAL

O Mercadão é uma das estrelas da cidade. Tem de tudo e tudo é de primeira. Mas, antes da visita, suba ao mezanino. Há vários restaurantes que vão desde comida árabe até boas lanchonetes para experimentar os famosos sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau, ambos muito recheados.

 

PASSEIO DA TARDE

MERCADÃO – RUA 25 DE MARÇO – CENTRO

O Mercado Municipal tem uma arquitetura belíssima e seus vitrais, suas frutas, temperos e ingredientes saborosos, alguns até exóticos, valem uma visita mais demorada. E lá também há uma Central de Informação Turística para obter mapas da cidade e outras informações. E, depois de muita comida, que tal bater perna na Rua 25 de Março? A rua é uma das mais famosas da cidade e um megacentro de comércio popular. Lá, é possível ver objetos de decoração, utensílios para casa, bolsas e malas, sapatos, lojas de fantasias e bijuterias, bugigangas em geral e muitas outras coisas, tudo a preço popular. Outra opção de passeio, se sua ideia não é cair nas compras, é percorrer mais o Centro Histórico da cidade, onde estão o Espaço Bovespa – prédio da bolsa de valores, o Edifício Matarazzo, a Prefeitura de São Paulo no Viaduto do Chá, o Vale do Anhangabaú, o Theatro Municipal e vários outros pontos turísticos. Ou vá para a região da Luz e visite o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca.

 

JANTAR

TERRAÇO ITÁLIA

Para permanecer no Centro, a dica é jantar no Terraço Itália. O lugar é chique e bem tradicional. Mesmo que esteja procurando algo mais descontraído, vale pela incrível vista panorâmica em 360 graus da cidade, já que fica no topo do Edifício Itália, um dos mais altos de São Paulo.

 

NOITE

QUEEN

Esta casa noturna, de estilo mais popular, promove, às segundas, show com a drag queen Silvetty Montilla.

3ª FEIRA – AVENIDA PAULISTA
Parque Mário Covas, Av. Paulista, Casa das Rosas. Foto: Caio Pimenta, José Cordeiro|SPTuris

Parque Mário Covas, Av. Paulista, Casa das Rosas. Foto: Caio Pimenta, José Cordeiro|SPTuris

CAFÉ DA MANHÃ

BELLA PAULISTA

Comece o dia tomando um belo café da manhã na padaria Bella Paulista, na Rua Haddock Lobo, próximo à Avenida Paulista. É uma das conhecidas padarias-boutique de São Paulo, com cardápio variadíssimo de pães, doces, refeições e produtos.

 

 

PASSEIO DA MANHÃ

AVENIDA PAULISTA

Ande um pouco até o Conjunto Nacional, que conta com a Livraria Cultura – gigante e com um ambiente delicioso para um passeio –, duas salas de cinema do Cine Livraria Cultura, exposições que acontecem pelos corredores, apresentações de teatro e dança, algumas lojas e também casa de câmbio. Volte para a Av. Paulista, onde poderá visitar vários outros atrativos, como o Centro Cultural da Fiesp, a livraria Fnac, o Parque Mário Covas e o Parque Trianon, que fica em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), onde pode parar para almoçar.

 

 

ALMOÇO

RESTAURANTE DO MASP – UNI

Às terças, o museu tem entrada gratuita. Antes da visita, aproveite para almoçar por ali mesmo, no restaurante do museu, que possui vista panorâmica para o parque local, ou vá até a “prainha”, local que reúne vários bares e restaurantes na Alameda Joaquim Eugênio de Lima.

 

 

PASSEIO DA TARDE

MASP

O museu é um dos mais importantes da América Latina e um dos mais visitados do país. Aprecie obras de Monet, Rafael, Renoir, Picasso e Van Gogh, entre várias outras. Saindo de lá, continue percorrendo a Av. Paulista. Há outros centros culturais muito interessantes, como a Casa das Rosas, voltado à literatura e poesia, e o Itaú Cultural, sempre com exposições incríveis. Próximo desses locais, está também o Shopping Pátio Paulista.

 

 

JANTAR

SPOT

Localizado na Alameda Ministro Rocha Azevedo, fica próximo à Avenida Paulista. Um local elegante e agitadíssimo, frequentado por quem quer ver e ser visto.

 

 

NOITE

VOLT E BARÃO DE ITARARÉ

Em vez de se jogar novamente na pista, que tal um barzinho? Duas opções para o público LGBT podem ser interessantes na terça para um bom drink: o Volt, na Rua Haddock Lobo, ou o Barão de Itararé, na Rua Peixoto Gomide.

4ª Feira – Bairro da Liberdade
Foto: Jefferson Pancieri

Foto: Jefferson Pancieri

CAFÉ E PASSEIO DA MANHÃ

A Liberdade é um bairro muito interessante. Suas principais ruas possuem em sua decoração as tradicionais lanternas orientais e os letreiros de algumas lojas estão escritos em japonês e chinês. Passear por lá pode ser fantástico. Aproveite para tomar café da manhã e apreciar ambientes que retratam a cultura oriental. Há ainda lojas de produtos típicos, desde objetos de decoração, passando por utensílios para a cozinha, até CDs e DVDs de música, anime, mangás e games.

 

 

ALMOÇO

LAMEN KAZU

De cozinha japonesa, Lamen Kazu é um restaurante especializado em lamen, tipo de macarrão oriental, que é importado sob refrigeração diretamente do Japão para proporcionar, no Brasil, o autêntico sabor japonês. O lamen é um prato de origem chinesa que se desenvolveu no Japão adaptando-se ao gosto dos japoneses e estabelecendo um estilo peculiar. Hoje é um prato popular bastante apreciado e que representa a culinária japonesa, assim como o sushi, sukiyaki e tempura.

 

 

PASSEIO DA TARDE

TEMPLOS BUDISTAS

Na Rua São Joaquim, fica localizado o templo budista japonês Busshinji, um local belíssimo, com arquitetura tradicional, feita em madeira e ornamentada com estátuas de buda, onde se busca resgatar a religiosidade e o contato com seu “eu interior”. Para visitá-lo, é preciso tirar os sapatos. O turista também pode participar das cerimônias e rituais, que geralmente acontecem uma vez por mês.

 

 

JANTAR

RITZ

O Ritz é uma mistura de ambiente descontraído e ar retrô. Suas vitrines ganham novas intervenções artísticas durante o ano, com trabalhos de ilustração, escultura e fotografia. Democrático e aberto a todos os públicos, aposta em jovens e universitários para seu staff. Tem menu variado, como a torta de frango com saladinha, hambúrgueres servidos em várias versões, como o poivre e o clássico Ritz Burger, além do famoso bolinho de arroz, tendo sempre um prato diferente a cada dia. São três unidades. Escolha a da Alameda Franca, nos Jardins.

 

 

NOITE

YATCH CLUB

Localizada na região central, a casa tem infraestrutura impecável, iluminação incrível e decoração de inspiração náutica – até os funcionários se vestem como marinheiros. É reduto do público gay.

5ª Feira – Região dos Jardins
Rua Oscar Freire. Foto: Caio Pimenta|SPTuris

Rua Oscar Freire. Foto: Caio Pimenta|SPTuris

CAFÉ E PASSEIO DA MANHÃ

MIS + MUBE

O Museu da Imagem e do Som (MIS) é ideal para quem curte cinema, fotografia, artes gráficas e outras mídias. Além do acervo, há sempre exposições temporárias e, uma vez por mês, recebe a Green Sunset, festa de música eletrônica. Bem ao lado fica o Museu Brasileiro de Esculturas (Mube), que também vale a visita. É possível tomar um bom café da manhã em excelentes cafés e padarias das redondezas.

 

 

ALMOÇO

CHEZ MIS

O restaurante fica dentro do Museu da Imagem e do Som e tem mesas de ônix, sofás de couro e paredes de vidro com vista para o jardim do museu. O cardápio é bem variado.

 

 

PASSEIO DA TARDE

RUA AUGUSTA E OSCAR FREIRE

Suba a Rua Augusta e veja boa parte da cena cultural eclética da cidade. São centros culturais, lojas descoladas, cinemas, como o CineSesc – ideal para assistir a filmes alternativos –, além de diversos bares, clubes e restaurantes muito frequentados pelos gays. A Rua Oscar Freire cruza a Rua Augusta. Pare para fazer comprinhas e ver toda a região dos Jardins com suas lojas, cafeterias e restaurantes sofisticados.

 

 

JANTAR

ATHENAS

Continuando a subir pela Rua Augusta, atravesse a Av. Paulista e chegue ao Athenas. O restaurante é ideal para quem quer depois ir curtir as baladas da região do Baixo Augusta.

 

 

NOITE

BAIXO AUGUSTA

São muitas as opções nesta região: Bofetada Club, Volt, Frey, Caos, Z Carniceria, sem contar a Rua Augusta em si. Mas a sugestão para a quinta é a A Lôca, referência do circuito underground de São Paulo. O clube orgulha-se de ter a pista de dança mais democrática da cidade, ponto de encontro de várias tribos e de diversos gêneros musicais. A casa tem boa programação quase todos os dias da semana, mas, às quintas, tem a festa Loucuras, com um mix de pop, disco e flash house.

6ª Feira – Parque Ibirapuera
MAM, Parque Ibirapuera, Lions Club. Foto: José Cordeiro|SPTuris, Lucas Killer, Divulgação

MAM, Parque Ibirapuera, Lions Club. Foto: José Cordeiro|SPTuris, Lucas Killer, Divulgação

CAFÉ DA MANHÃ + PASSEIO DA MANHÃ

PARQUE

Para uma sexta-feira esportiva, visite o Parque Ibirapuera, um dos cartões-postais da cidade. Comece tomando um café no próprio parque. Pode ser um piquenique ao ar livre. Depois do café da manhã, faça um passeio pelo lugar, que, além de ser grande e muito bonito, tem várias atrações. Também é possível alugar bicicletas no próprio local.

 

 

ALMOÇO + PASSEIO DA TARDE

MAM

No Museu de Arte Moderna (MAM), localizado dentro do parque, há um restaurante pequeno, mas bem interessante. Além de ser um bom lugar para almoçar, também é possível apreciar todo o acervo do local e as frequentes exposições temporárias. Visite também a Fundação Bienal, o Museu de Arte Contemporânea, o Auditório, o Planetário, o Museu Afro, o Pavilhão Japonês e, por último, o Monumento às Bandeiras, do lado de fora do parque.

 

 

JANTAR

REX

O restaurante, localizado na Rua da Consolação, próximo à Av. Rebouças e aos Jardins, fica aberto até de madrugada e tem ambiente bastante descolado, intimista e cosmopolita. Você é atendido pelo próprio chef e pode vê-lo preparando seu prato, que vai do caviar ao simples hambúrguer. Ou outra receita que você quiser.

 

 

NOITE

LIONS NIGHT CLUB

Sexta é a noite GLS da balada que fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, a Lions. Com uma grande varanda que dá vista para o centro da cidade, sua pista tem efeitos psicodélicos em 3D e a decoração parece a de uma mansão antiga. O ambiente é descontraído, que mistura o clássico com o moderno. Inspirado nos antigos clubes de cavalheiros dos anos 50. O preço não é barato, mas vale a pena.

Sábado – Pinheiros e Vila Madalena
Beco do Batman, Praça Benedito Calixto, balada. Foto: Caio Pimenta|SPTuris, Divulgação

Beco do Batman, Praça Benedito Calixto, balada. Foto: Caio Pimenta|SPTuris, Divulgação

CAFÉ DA MANHÃ

VILLA GRANO

Comece o dia tomando café da manhã na padaria Villa Grano, que fica aberta 24 horas. Tem de tudo, mas um dos destaques são os sanduíches feitos com os mais variados recheios e pães.

 

 

PASSEIO DA MANHÃ+ALMOÇO

VILA MADALENA

Siga para um dos marcos da arte urbana da cidade, o Beco do Batman. A antiga viela recebeu este nome depois de um grafite do personagem ter sido pintado. Hoje, cada espaço é disputado por diversos artistas. Para almoçar, é só caminhar e escolher as excelentes opções de restaurantes das principais ruas da Vila: Aspicuelta, Mourato Coelho, Fradique Coutinho, Fidalga, Wisard, Harmonia e Girassol.

 

 

PASSEIO DA TARDE

FEIRA DA BENEDITO CALIXTO

A Praça Benedito Calixto abriga, aos sábados, uma das mais famosas feiras da cidade. São centenas de barracas que reúnem objetos de antiquário, como peças de design, móveis antigos e restaurados e discos raros. Decoradores, produtores de cinema, artistas e descolados passam por lá procurando peças vintage. Na parte da tarde costuma haver apresentações de música, como de grupos de chorinho, um ritmo bem brasileiro. Se quiser esticar o passeio, no bairro de Pinheiros há algumas outras atrações bem interessantes, entre eles a Galeria Choque Cultural, com uma proposta de arte pop e jovem, o Instituto Tomie Ohtake, ícone da arquitetura moderna paulista e que sempre exibe boas exposições. Para fechar a tarde, visite também a Praça do Pôr do Sol, conhecida por ter uma visão panorâmica belíssima ao cair do dia.

 

 

JANTAR

S/A CLUB

Na fronteira entre Pinheiros e a Vila Madalena está o “Sociedade Anônima” na Rua Simão Álvares, uma descolada opção da noite GLS de São Paulo. É um espaço sofisticado e aconchegante, mistura entre bar e balada. Ótima opção após às 19h para comer e fazer o “esquenta” antes de cair na noite.

 

 

NOITE

THE WEEK

A mais famosa casa noturna voltada ao público GLS da cidade é também uma das mais conhecidas do país. A The Week fica no bairro da Lapa, zona Oeste da cidade. O megaespaço possui duas pistas de dança, lounges, deck com piscina, jardim, camarote vip, cafeteria e alguns bares. Com decoração sofisticada, o som é predominantemente eletrônico e a festa mais conhecida é a Babylon, aos sábados, que costuma também receber DJs internacionais.

Domingo – República + Arouche
Foto: Jefferson Pancieri

Foto: Jefferson Pancieri

CAFÉ DA MANHÃ + PASSEIO DA MANHÃ

PRAÇA DA REPÚBLICA

Sobrou energia após um sábado agitado? Se ainda resta força, corra para a Praça da República. Antigamente conhecida como Largo dos Curros, era um local para os paulistanos do século XIX se divertirem em rodeios e touradas. A Praça, que faz um elo entre o Centro Velho e o Centro Novo, possui também um belo edifício planejado por Ramos de Azevedo, que hoje é sede da Secretaria Estadual da Educação. Aos domingos, acontece a Feira de Arte e Artesanato da República. Ela abriga mais de 600 barracas que comercializam de tudo, desde os mais variados tipos de artesanato, até quadros e outros objetos de arte vindos de todo o Brasil, além de países vizinhos, como o Peru. Há também diversas barracas de comida variada onde é possível tomar um farto café da manhã ou almoçar.

 

ALMOÇO

BAR BRAHMA

Próximo dali, na famosa esquina da Avenida Ipiranga com a Avenida São João, cantada por Caetano Veloso, está, desde 1948, o Bar Brahma. O chope é de ótima qualidade e os petiscos são de dar água na boca. Aos domingos, tem buffet do meio-dia às 17h. Também tem forte vocação musical, com apresentações de grandes nomes da música brasileira.

 

PASSEIO DA TARDE+JANTAR

LARGO DO AROUCHE

O Largo do Arouche, que fica bem próximo da Praça da República, é caracterizado pelas suas floriculturas, edifícios de sacada e porta-balcão e restaurantes tradicionais, além de contar com famosas esculturas em bronze, como a “Depois do Banho”, de Victor Brecheret. Por lá há muitos locais bastante frequentados pelo público gay e é possível escolher um restaurante para o jantar.

 

JANTAR

BLUE SPACE

A casa da Rua Brigadeiro Galvão, na Barra Funda, é uma das mais tradicionais para o público gay de São Paulo. Aos domingos, tem shows animadíssimos de drag queens e gogo boys.

 

NOITE

GAMBIARRA

Se houver disposição para estender a noite em outro bairro da cidade, Pinheiros abriga uma das festas mais famosas do país, a Gambiarra.

Serviços e Endereços

Turismo e Cultura
/ Tourism and Culture

Beco do Batman / Batman’s Alley
Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque – Vila Madalena.
aprendiz.uol.com.br

Caixa Cultural
Praça da Sé, 111 – Sé.
Terça a domingo, das 9h às
20h. / Tuesday to Sunday, from 9am to 8pm
(11) 3321-4400.
caixacultural.com.br

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Bela Vista.
Terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h. / Tuesday to Saturday, from 10am to 10pm. Sundays and holidays, from 10am to 6pm.
(11) 3285-6986/ 3288-9447.
casadasrosas-sp.org.br

Centro Cultural Banco do Brasil / Banco do Brasil Cultural Center
Rua Álvares Penteado, 112 – Sé.
Quarta a segunda, das 10h às 22h./ Wednesday to Monday, from 10am to 10pm.
(11) 3113-3651/ (11) 3113-3652.
bb.com.br/cultura

Condomínio Conjunto Nacional / Conjunto Nacional Building
Av. Paulista, 2073 – Bela Vista.
Segunda a sábado, das 7h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 22h. / Monday to Saturday, from 7am to 10pm. Sundays and holidays, from 10am to 10pm.
ccn.com.br

Edifício Matarazzo / Matarazzo Building
Viaduto do Chá, 15 – Vale do Anhangabaú.
Edifício Copan / Copan Building
Av. Ipiranga, 200 – República.
(11) 3231-1168
copansp.com.br

Itaú Cultural
Av. Paulista, 149 – Bela Vista.
Terça a sexta, das 9h às 20h.
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. / Tuesday to Friday, from 9am to 8pm. Saturdays, Sundays, and holidays, from 11am to 8pm.
(11) 2168 -1776/ (11) 2168-1777.
novo.itaucultural.org.br

Instituto Tomie Ohtake / Tomie Ohtake Institute
Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros.
Terça a domingo, das 11h às 20h. / Tuesday to Sunday, from 11am to 8pm.
(11) 2245-1900.
institutotomieohtake.org.br

Mercado Municipal / City Market
Rua da Cantareira, 306 – Sé.
Segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingos e feriados, das 6h às 16h. / Monday to Saturday,  from 6am to 6pm. Sundays and holidays, from 6am to 4pm.
(11) 3313-3365.
mercadomunicipal.com.br

Mube – Museu Brasileiro da Escultura / Brazilian Sculpture Museum
Av. Europa, 218 – Jardim Europa.
Terça a domingo, das 10h às 19h. / Tuesday to Sunday, from 10am to 7pm.
(11) 2594-2601.
mube.art.br

MIS – Museu da Imagem e do Som / Image and Sound Museum
Av. Europa, 158 – Jardim Europa.
Terças a sextas, das 12h às 22h.
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h. / Tuesdays to Fridays, from 12pm to 10pm. Saturdays, Sundays, and holidays, from 11am to 9pm.
(11) 2117-4777.
mis-sp.org.br

Museu da Língua Portuguesa / Portuguese Language Museum
Praça da Luz, s/nº – Luz.
Quarta a domingo, das 10h às 18h. Às terças-feiras, o museu fica aberto até as 22h. Bilheteria: terça, das 10h às 21h. De quarta a domingo, das 10h às 17h.
/ Wednesday to Sunday, from 10am to 6pm. On Tuesdays, the museum is open until 10pm.  Box office: Tuesday, from 10am to 9pm. Wednesday to Sunday,
from 10am to 5pm.
(11) 3322-0080.
museulinguaportuguesa. org.br

Masp – Museu de Arte de São Paulo / São Paulo Art Museum
Av. Paulista, 1578 – Bela Vista.
Terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30).
Quinta-feira, das 10h às 20h (bilheteria até as 19h30). / Tuesday to Sunday, from 10am to 6pm (box office is open until 5:30pm). Thursday, from 10am to 8pm
(box Office open until 7:30pm).
(11) 3251-5644.
masp.art.br

MAM – Museu de Arte Moderna / Modern Art Museum
Local: Parque Ibirapuera.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº –
Portão 3 – Vila Mariana.
Terça a domingo e feriados, das 10h às 17h30. / Tuesday
to Sunday and holidays, from 10am to 5:30pm.
(11) 5085-1300.
mam.org.br

Museu do Futebol / Football Museum
Praça Charles Miller, s/nº –
Pacaembu.
Terça a domingo, exceto nos dias de jogos no Pacaembu,
das 10h às 18h. / Tuesday to Sunday, except on match days on Pacaembu stadium, from 10am to 6pm.
museudofutebol.org.br

Museu do Ipiranga / Ipiranga Museum
Parque da Independência, s/nº – Ipiranga.
Terça a domingo, das 9h às 17h. / Tuesday to Sunday, from 9am to 5pm.
(11) 2065-8000.
mp.usp.br

Parque Ibirapuera / Ibirapuera Park
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº  (portões/ gates 2, 3 e 10), Av. IV Centenário (portões / gates 6 e 7), Av. República do Líbano (portão/ gate 7) – Vila Mariana.
Diariamente das 5h à 0h. / daily, from 5am to 12am.
(11) 5574-5505.
parqueibirapuera.org

Pinacoteca do Estado de São Paulo / Pinacotheca of the State of São Paulo
Praça da Luz, 2 – Luz.
Terça a domingo, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Às quintas até as 22h, com entrada franca das 18h às 22h. / Tuesday to Sunday, from 10am
to 5:30pm, visitation until 6pm.     On Thursdays until 10pm, free admission from 6pm to 10pm.
(11) 3324-1000.
pinacoteca.org.br

Praça do Pôr do Sol (Praça Coronél Custódio Fernandes Pinheiros) / Sunset Square
Rua Desembargador Ferreira
França, s/nº – Alto de Pinheiros.

Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 – Luz.
Varia conforme a programação. / Varies according to the program.
(11) 3367-9500.
osesp.art.br

Templo Busshinji / Busshinji Temple
Rua São Joaquim, 285 – Liberdade.
Segunda a domingo, a partir das 6h15. / Monday to Sunday, from 6:15am.
(11) 3208-0418.
sotozen.org.br

Theatro Municipal /Municipal Theater
Praça Ramos de Azevedo, s/nº – República.
(11) 3397-0300.

Espaço Raymundo Magliano Filho / BM&F Bovespa
Rua 15 de Novembro, 275 – São Bento.
Segunda a sábado, das 10h às 17h. / Monday to Saturday, from 10am to 05pm.
(11) 3233-2000.
bmfbovespa.com.br

Cinemas
/ Movie Theaters

Espaço Itaú de Cinema
End.: Rua Augusta, 1970 e 1475 – Cerqueira César.
itaucinemas.com.br

Reserva Cultural
Av. Paulista, 900 – Térreo Baixo – Bela Vista.
(11) 3287-3529.
reservacultural.com.br

CineSesc
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César.
Diariamente, das 14h às 21h30.
(11) 3087-0500.
cinesesc

Teatros / Theaters

Comedians
Rua Augusta, 1129 – Cerqueira César.
(11) 2615-1129.
comedians.com.br

Teatro Gazeta / Gazeta Theater
Av. Paulista, 900 – Cerqueira César.
(11) 3253-4102.
teatrogazeta.com.br

Teatro Renault / Renault Theater
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista.
(11) 4003-5588.

Galerias
/ Art Galleries

Galeria Fortes Vilaça
Rua Fradique Coutinho, 1500
(11) 3032 7066
fortesvilaca.com.br

Galeria Choque Cultural /
Rua Medeiros de Albuquerque, 250 – Vila Madalena.
Segunda a sábado, das 11h às 18h. / Monday to Saturday, from 11am to 6pm.
(11) 2678-6600/ 3061-4051.
choquecultural.com.br

Compras / Shopping

Shopping Pátio Paulista / Mall

Rua Treze de Maio, 1947 – Bela Vista.
Segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das
14h às 20h. / Monday to Saturday, from 10am to 10pm. Sunday,
from 2pm to 8pm.
(11) 3191-1100.
shoppingpaulista.com.br

Bourbon Shopping / Mall
Rua Turiassú, 2100 – Barra Funda.
Segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos, das 14h às 20h. / Monday to Saturday, from 10am to 10pm. Sunday, from 2pm to 8pm.
(11) 3874-5050.
bourbonshopping.com.br

Livraria Cultura / Bookstore
Av. Paulista, 2073 – Bela Vista.
Segunda a sábado, das 9h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 20h. / Monday to Saturday, from 9am to 10pm. Sundays and holidays, from 12pm to 8pm.
(11) 3170-4033.
www.livrariacultura.com.br

Feira da Praça Benedito Calixto
/ Street Market at Benedito
Calixto Square
Praça Benedito Calixto, s/nº – Pinheiros.
Sábado das 9h às 19h. / Saturday from 9am to 7pm.
pracabeneditocalixto.com.br

Feira de Antiguidades do Masp
/ Antique Market at Masp
Av. Paulista, 1578 – Bela Vista.
Domingo, das 10h às 17h.

Feira da República / República Street Market
Praça da República, s/nº – República.
Domingos, das 8h às 18h. / Sunday, from 8am to 6pm.
feiradarepublica.com.br

Padarias e Cafés / Bakeries and Coffee Houses

Bella Paulista
Rua Haddock Lobo, 354 – Bela Vista
24 horas. / 24 hours.
Tel.: (11) 3214-3347
www.bellapaulista.com

Benjamin Abrahão
Rua Maranhão, 220 – Higienópolis e Rua José Maria Lisboa, 1397 – Jardins.
Diariamente, das 6h às 20h30 e das 6 às 21h. / Daily, from 6am to 8:30am and from 6am to 9pm.
(11) 3258-1855/ 3061-4004.
www.benjaminabrahao.com.br

Café Girondino
Rua Boa Vista, 365 – Sé.
Segunda a quinta, das 7h30 às 22h30. Sextas, das 7h30 às 23h. Aos sábados, das 8h às 20h e domingos e feriados, das 8h às 19h. / Monday to Thursday, from 7:30am to 10:30pm. Fridays, from 7:30am to 11pm. Saturdays, from 8am to 8pm and Sundays and holidays, from 8am to 7pm.
(11) 3229-4574/ (11) 3229-1287.
www.cafegirondino.com.br

Restaurantes
/ Restaurants

00 São Paulo
Al. Itu, 1466 – Jardins.
Quarta a domingo, a partir das 18h. / Wednesday to Sunday, from 6pm.
(11) 2365-3561.
www.00saopaulo.com.br

Athenas
Rua Augusta, 1449 – Cerqueira César.
Diariamente, das 7h às 2h30. / Daily, from 7am to 2:30am.
(11) 3262-1945.

Chez Mis
Av. Europa, 158 – Jardim Europa
Terça a sexta, das 12h à 1h. Sábados, das 12h30 à 1h e domingos, das 12h às 22h. / Tuesday to Friday, from 12pm to 1am. Saturdays, from 12:30pm to 1am and Sundays, from 12pm to 10pm.
(11) 3467-3411
www.chezmis.com.br

Lamen Kazu – Japanese Noodle
Rua Thomaz Gonzaga, 51 – Liberdade.
Diariamente, das 11h às 15h e das 18h às 22h30. Domingos, das 11h às 15h e das 18h às 21h. /  Daily, from 11am to 3pm and from 6pm to 10:30pm. Sundays, from 11am to 3pm and from 6pm to 9pm.
(11) 3277-4286.
www.lamenkazu.com.br

Obá
Rua Dr. Melo Alves, 205 – Jardins
Segunda a quinta, das 19h30 às 23h30. Sextas e sábados, das 20h à 1h. / Monday to Thursday, from 7:30pm to 11:30pm. Fridays and Saturdays, from 8pm to 1am.
(11) 3086-4774
www.obarestaurante.com.br

Rex
Rua da Consolação, 3193 – Consolação
Segunda a sábado, das 20h às 4h. Monday to Saturday, from 8pm to 4am.
(11) 2506-7386
www.rexrestaurante.com.br

Ritz
Al. Franca, 1088 – Jardim Paulista.
Segunda a quarta, das 12h às 15h e das 20h às 0h30. Quintas e sextas, das 12h às 15h e das 20h às 1h30. Sábados, das 12h30 às 1h30 e domingos, das 12h30 à 0h30. / Monday to wednesday, from 12pm to 3pm and from 8pm to 12:30am. Thursdays and Fridays, from 12pm to 3pm and from 8pm to 1:30am. Saturdays, from 12:30pm to 12:30am and Sundays, from 12:30pm to 12:30am.
(11) 3062-5830
www.restauranteritz.com.br

S/A Club
Rua Simão Álvares, 923 – Pinheiros.
Consulte programação no site. / Check schedule on the website.
(11) 2528-7344
www.saclub.com.br

Spot
Al. Ministro Rocha Azevedo, 72 – Bela Vista.
Segunda a sexta, das 12h às 15h e das 20h às 1h. Domingos e feriados, das 12h às 17h e das 20h à 1h. / Monday to Friday, from 12pm to 3pm and from 8pm to 01am. Sundays and holidays, from 12pm to 0pm and from 8pm to 1am.
(11) 3284-6131/ 3283-0946.
www.restaurantespot.com.br

Uni – Restaurante do Masp
Rua da Consolação, 3193 – Consolação
Segunda a sexta: 11h30 às 15h. Sábados e domingos: 12h às 16h. Monday to Friday, from 11:30am to 3pm. Saturdays and Sundays, from 12pm to 4pm.
Tel.: (11) 3251-5644

Vermont
Rua Pedroso Alvarenga, 1192 – Itaim Bibi
Quintas, das 20h às 2h. Sextas e sábados, das 21h às 4h, e domingos, das 17h à 0h. / Thursdays, from 8pm to 2am. Fridays and Saturdays, from 9pm to 4am, and Sundays, from 5pm to 12am.
(11) 3071-1320/ (11) 3707-7721
www.vermontitaim.com.br

Zeffiro
Rua Frei Caneca, 669 – Consolação.
Segunda a quinta, das 12h às 15h e das 19h às 23h. Sextas, das 12h às 15h e das 19h às 24h. Sábados, das 12h às 17h30 e das 19h à 0h, e domingos, das 12h às 17h30 e das 19h às 23h. / Monday to Thursday, from 12pm to 3pm and from 7pm to 11pm. Fridays, from 12pm to 3pm and from 07pm to 12am. Saturdays, from 12pm to 5:30pm and from 7pm to 12am.
(11) 3259-0932.

Bares / Bars

Bar Brahma
Av. São João, 677 – São Bento
Segunda a sexta: 9h às 21h. Sábados: 9h às 20h. / Monday to Friday: from 9am to 9pm. Saturdays:  from 9am to 8pm.
Tel.: (11) 3367-3600
www.barbrahmacentro.com

Bar da Dida
Rua Melo Alves, 98 – Cerqueira César.
Terça a quinta, das 18h30 à 1h30. Sextas e sábados, das 18h30 às 2h30, e domingos, das 17h30 à 1h30. / Tuesday to Thursday, from 6:30pm to 1:30am. Fridays and Saturdays, from 6:30pm to 2:30am, and Sundays, from 5:30pm to 1:30am.
(11) 3088-7177.
www.bardadida.com.br

 

Bar Estação Fradique
Rua dos Pinheiros, 877- Pinheiros.
Quarta a domingo, a partir das 18h. / Wednesday to Sunday, from 6pm.
(11) 3088-9009.
www.estacaofradique.com

Bar Volt
Rua Haddock Lobo, 40 – Consolação.
Quinta a sábado, a partir das 21h. / Thursday to Saturday, from 9pm.
(11) 3231-3705.
www.barvolt.com.br

Barão da Itararé
Rua Peixoto Gomide, 155 – Jardim Paulista.
Segunda a quarta, a partir das 18h. Quintas e sextas, das 18h às 5h. Sábados, das 12h às 5h, e domingos, a partir das 16h. / Monday to Wednesday, from 6pm. Thursdays and Fridays, from 6pm to 5am. Saturdays, from 12pm to 5am, and Sundays, from 4pm.
(11) 3237-2047.
www.baraodaitarare.com.br

Blitz Haus
Rua Augusta, 657 – Cerqueira César.
Quarta a sábado, das 19h às 2h (restaurante, pub e salão de jogos) e a partir das 23h (pista de dança). / Wednesday to Saturday, from 7pm to 2am (restaurant, pub and game room) and from 11pm (dance floor).
(11) 2924-5083.
www.blitzhaus.com.br

Boteco Ouzar
Rua Visconde de Pirajá, 4 – Ipiranga.
Quarta à sexta, a partir das 17h. Sábados, a partir das 16h. Domingos e feriados, a partir das 15h. / Wednesday to Friday, from 5pm. Saturdays, from 4pm. Sundays and holidays, from 3pm.
(11) 2507-8471.
www.botecoouzar.com.br

Caos
Rua Augusta, 584 – Cerqueira César.
Terça a sexta, a partir das 20h30. Sábados, a partir das 21h. / Tuesday to Friday, from 8:30pm. Saturdays, from 9pm.
(11) 2365-1260.
www.caosaugusta.tumblr.com

Espeto de Bambu
Rua Haddock Lobo, 71 – Cerqueira César.
Terça a domingo, das 17h à 1h. / Tuesday to Sunday, from 5pm to 1am.
(11) 3258-2971.

Frey Café & Coisinhas
Rua Frei Caneca, 703 – Cerqueira César.
Terça a quinta, das 18h à 0h. Sextas, até a 1h. Sábados, das 13h à 1h, e domingos, das 13h30 à 0h. / Tuesday to Thursday, from 6pm to 12am. Fridays, until 1am. Saturdays, from 1pm to 1am, and Sundays, from 1:30pm to 12am.
(11) 2574-0228.
www.freycafe.com.br

Soda Pop
Rua Dr. Vieira de Carvalho, 43 – Vila Buarque.
Diariamente, a partir das 18h. / Daily, from 6pm.
(11) 3224-9435.

Z Carniceria
Rua Augusta, 934 – Cerqueira César.
Terça, quarta, quinta e domingo, das 19h à 1h. Sextas e sábados, das 19h às 2h. / Tuesdays, Wednesdays, Thursdays, and Sundays, from 7pm to 1am. Fridays and Saturdays, from 7pm to 2am.
(11) 3231-3705.
www.zcarniceria.com.br

Baladas / Night Clubs

ABC Bailão
Rua Marquês de Itu, 182 – Vila Buarque – Centro.
Quintas e domingos, a partir das 21h. Sextas e sábados, a partir das 23h. / Thursdays and Sundays, from 9pm. Fridays and Saturdays, from 11pm.
(11) 3333-3537.
www.abcbailao.com.br

A Lôca
Rua Frei Caneca, 916 – Consolação.
Terça a sábado, da 0h às 6h. Domingos, das 20h às 6h. / Tuesday to Saturday, from 12am to 6am. Sundays, from 8pm to 6am.
(11) 3159-8889.
www.aloca.com.br

Blue Space
Rua Brigadeiro Galvão, 723 – Barra Funda.
Consulte programação no site. / Check schedule on the website.
(11) 3666-1616.
www.bluespace.com.br

Bofetada Club
Rua Peixoto Gomide, 131 – Jardim Paulista.
Terça a domingo, a partir das 17h30. / Tuesday to Sunday, from 7:30pm.
(11) 2892-5787.
www.bofetadaclub.com.br

Bubu Lounge
Rua dos Pinheiros, 791 – Pinheiros.
Quartas, sextas e sábados, da 0h às 6h. Domingos, das 18h à 0h./ Wednesdays, Fridays, and Saturdays, from 12am to 6am. Sundays, from 6pm to 12am.
(11) 3081-9659/ 3081-9546.
www.bubulounge.com.br

Cantho
Largo do Arouche, 32 – República.
Consulte a programação. / Check schedule.
(11) 3723-6624.
www.cantho.com.br

Club Yacht
Rua 13 de Maio, 701 – Bela Vista.
Quinta a sábado, da 0h às 6h. / Thursday to Saturday, from 12am to 6am.
(11) 3104-7157.
www.clubyacht.com.br

Code Club International
Av. Francisco Morato, 3507 – Vila Sônia.
Segunda a sábado, a partir das 22h. / Monday to Saturday, from 10pm.
(11) 3739-1068.
www.codeclubinternational.com.br

Freedom Club
Largo do Arouche, 6 – República.
Sábados, a partir das 23h. / Saturdays, from 11pm
(11) 3362-9207.
www.freedomclub.com.br

Hot Hot
Rua Santo Antonio, 570 – Bela Vista.
Consulte a programação no site./ Check schedule on the website.
(11) 2985-8685.
www.hothotsite.com.br

Lions Night Club
Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 277 – 1° andar – Bela Vista.
Terças, quintas, sextas e sábados, a partir 23h50. / Tuesdays, Thursdays, Fridays, and Saturdays, from 11:50pm.
(11) 3104-7157.
www.lionsnightclub.com.br

Queen
Rua Vitória, 826 – República.
(11) 3333-7834.

Trash 80’s
Rua Álvaro de Carvalho, 40 – República.
Sextas e sábados, a partir das 23h. / Fridays and Saturdays, from 11pm.
(11) 3262-4881.
www.trash80s.com.br

Tunnel
Rua dos Ingleses, 355 – Bela Vista.
Sextas e sábados, a partir das 23h. Domingos, das 19h à 0h. / Fridays and Saturdays, from 11pm. Sundays, from 7pm to 12am.
(11) 3285-0246.
www.tunnel.com.br/

Festas / Parties

Gambiarra
Itinerante.
(11) 3258-0106.
www.gambiarraafesta.com.br

Green Sunset
MIS (Museu da Imagem e do Som) – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa.
Consulte a programação no site. / Check schedule on the website.
(11) 2117-4777.
www.mis-sp.org.br

Ursound
Novo Bar D´Hotel/ Picasso bar/ Clube Salvador Dali
Rua João Adolfo, 108 – Vale do Anhangabaú.
(11) 3101-2537/ (11) 3104-9397.
www.ursound.com.br

Recalque
Rua João Passaláqua, 80 – Bela Vista.
Consulte a programação no site. / Check schedule on the website.
www.facebook.com/recalque

Downloads

lgbt

2ª feira – Centro Histórico

Mercado Municipal. Foto: José Cordeiro|SPTuris

Mercado Municipal. Foto: José Cordeiro|SPTuris

CAFÉ DA MANHÃ

CAFÉ GIRONDINO

Comece o dia tomando um bom café no tradicional Café Girondino.

 

 

PASSEIO DA MANHÃ

PRAÇA DA SÉ / MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Passe pelo Mosteiro de São Bento e siga até a Praça da Sé para conferir o Marco Zero da cidade. Próximo dali, há o centro Caixa Cultural, com boas exposições, quase sempre gratuitas.

 

 

ALMOÇO

MERCADO MUNICIPAL

O Mercadão é uma das estrelas da cidade. Tem de tudo e tudo é de primeira. Mas, antes da visita, suba ao mezanino. Há vários restaurantes que vão desde comida árabe até boas lanchonetes para experimentar os famosos sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau, ambos muito recheados.

 

PASSEIO DA TARDE

MERCADÃO – RUA 25 DE MARÇO – CENTRO

O Mercado Municipal tem uma arquitetura belíssima e seus vitrais, suas frutas, temperos e ingredientes saborosos, alguns até exóticos, valem uma visita mais demorada. E lá também há uma Central de Informação Turística para obter mapas da cidade e outras informações. E, depois de muita comida, que tal bater perna na Rua 25 de Março? A rua é uma das mais famosas da cidade e um megacentro de comércio popular. Lá, é possível ver objetos de decoração, utensílios para casa, bolsas e malas, sapatos, lojas de fantasias e bijuterias, bugigangas em geral e muitas outras coisas, tudo a preço popular. Outra opção de passeio, se sua ideia não é cair nas compras, é percorrer mais o Centro Histórico da cidade, onde estão o Espaço Bovespa – prédio da bolsa de valores, o Edifício Matarazzo, a Prefeitura de São Paulo no Viaduto do Chá, o Vale do Anhangabaú, o Theatro Municipal e vários outros pontos turísticos. Ou vá para a região da Luz e visite o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca.

 

JANTAR

TERRAÇO ITÁLIA

Para permanecer no Centro, a dica é jantar no Terraço Itália. O lugar é chique e bem tradicional. Mesmo que esteja procurando algo mais descontraído, vale pela incrível vista panorâmica em 360 graus da cidade, já que fica no topo do Edifício Itália, um dos mais altos de São Paulo.

 

NOITE

QUEEN

Esta casa noturna, de estilo mais popular, promove, às segundas, show com a drag queen Silvetty Montilla.

3ª FEIRA – AVENIDA PAULISTA

Parque Mário Covas, Av. Paulista, Casa das Rosas. Foto: Caio Pimenta, José Cordeiro|SPTuris

Parque Mário Covas, Av. Paulista, Casa das Rosas. Foto: Caio Pimenta, José Cordeiro|SPTuris

CAFÉ DA MANHÃ

BELLA PAULISTA

Comece o dia tomando um belo café da manhã na padaria Bella Paulista, na Rua Haddock Lobo, próximo à Avenida Paulista. É uma das conhecidas padarias-boutique de São Paulo, com cardápio variadíssimo de pães, doces, refeições e produtos.

 

 

PASSEIO DA MANHÃ

AVENIDA PAULISTA

Ande um pouco até o Conjunto Nacional, que conta com a Livraria Cultura – gigante e com um ambiente delicioso para um passeio –, duas salas de cinema do Cine Livraria Cultura, exposições que acontecem pelos corredores, apresentações de teatro e dança, algumas lojas e também casa de câmbio. Volte para a Av. Paulista, onde poderá visitar vários outros atrativos, como o Centro Cultural da Fiesp, a livraria Fnac, o Parque Mário Covas e o Parque Trianon, que fica em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), onde pode parar para almoçar.

 

 

ALMOÇO

RESTAURANTE DO MASP – UNI

Às terças, o museu tem entrada gratuita. Antes da visita, aproveite para almoçar por ali mesmo, no restaurante do museu, que possui vista panorâmica para o parque local, ou vá até a “prainha”, local que reúne vários bares e restaurantes na Alameda Joaquim Eugênio de Lima.

 

 

PASSEIO DA TARDE

MASP

O museu é um dos mais importantes da América Latina e um dos mais visitados do país. Aprecie obras de Monet, Rafael, Renoir, Picasso e Van Gogh, entre várias outras. Saindo de lá, continue percorrendo a Av. Paulista. Há outros centros culturais muito interessantes, como a Casa das Rosas, voltado à literatura e poesia, e o Itaú Cultural, sempre com exposições incríveis. Próximo desses locais, está também o Shopping Pátio Paulista.

 

 

JANTAR

SPOT

Localizado na Alameda Ministro Rocha Azevedo, fica próximo à Avenida Paulista. Um local elegante e agitadíssimo, frequentado por quem quer ver e ser visto.

 

 

NOITE

VOLT E BARÃO DE ITARARÉ

Em vez de se jogar novamente na pista, que tal um barzinho? Duas opções para o público LGBT podem ser interessantes na terça para um bom drink: o Volt, na Rua Haddock Lobo, ou o Barão de Itararé, na Rua Peixoto Gomide.

4ª Feira – Bairro da Liberdade

Foto: Jefferson Pancieri

Foto: Jefferson Pancieri

CAFÉ E PASSEIO DA MANHÃ

A Liberdade é um bairro muito interessante. Suas principais ruas possuem em sua decoração as tradicionais lanternas orientais e os letreiros de algumas lojas estão escritos em japonês e chinês. Passear por lá pode ser fantástico. Aproveite para tomar café da manhã e apreciar ambientes que retratam a cultura oriental. Há ainda lojas de produtos típicos, desde objetos de decoração, passando por utensílios para a cozinha, até CDs e DVDs de música, anime, mangás e games.

 

 

ALMOÇO

LAMEN KAZU

De cozinha japonesa, Lamen Kazu é um restaurante especializado em lamen, tipo de macarrão oriental, que é importado sob refrigeração diretamente do Japão para proporcionar, no Brasil, o autêntico sabor japonês. O lamen é um prato de origem chinesa que se desenvolveu no Japão adaptando-se ao gosto dos japoneses e estabelecendo um estilo peculiar. Hoje é um prato popular bastante apreciado e que representa a culinária japonesa, assim como o sushi, sukiyaki e tempura.

 

 

PASSEIO DA TARDE

TEMPLOS BUDISTAS

Na Rua São Joaquim, fica localizado o templo budista japonês Busshinji, um local belíssimo, com arquitetura tradicional, feita em madeira e ornamentada com estátuas de buda, onde se busca resgatar a religiosidade e o contato com seu “eu interior”. Para visitá-lo, é preciso tirar os sapatos. O turista também pode participar das cerimônias e rituais, que geralmente acontecem uma vez por mês.

 

 

JANTAR

RITZ

O Ritz é uma mistura de ambiente descontraído e ar retrô. Suas vitrines ganham novas intervenções artísticas durante o ano, com trabalhos de ilustração, escultura e fotografia. Democrático e aberto a todos os públicos, aposta em jovens e universitários para seu staff. Tem menu variado, como a torta de frango com saladinha, hambúrgueres servidos em várias versões, como o poivre e o clássico Ritz Burger, além do famoso bolinho de arroz, tendo sempre um prato diferente a cada dia. São três unidades. Escolha a da Alameda Franca, nos Jardins.

 

 

NOITE

YATCH CLUB

Localizada na região central, a casa tem infraestrutura impecável, iluminação incrível e decoração de inspiração náutica – até os funcionários se vestem como marinheiros. É reduto do público gay.

5ª Feira – Região dos Jardins

Rua Oscar Freire. Foto: Caio Pimenta|SPTuris

Rua Oscar Freire. Foto: Caio Pimenta|SPTuris

CAFÉ E PASSEIO DA MANHÃ

MIS + MUBE

O Museu da Imagem e do Som (MIS) é ideal para quem curte cinema, fotografia, artes gráficas e outras mídias. Além do acervo, há sempre exposições temporárias e, uma vez por mês, recebe a Green Sunset, festa de música eletrônica. Bem ao lado fica o Museu Brasileiro de Esculturas (Mube), que também vale a visita. É possível tomar um bom café da manhã em excelentes cafés e padarias das redondezas.

 

 

ALMOÇO

CHEZ MIS

O restaurante fica dentro do Museu da Imagem e do Som e tem mesas de ônix, sofás de couro e paredes de vidro com vista para o jardim do museu. O cardápio é bem variado.

 

 

PASSEIO DA TARDE

RUA AUGUSTA E OSCAR FREIRE

Suba a Rua Augusta e veja boa parte da cena cultural eclética da cidade. São centros culturais, lojas descoladas, cinemas, como o CineSesc – ideal para assistir a filmes alternativos –, além de diversos bares, clubes e restaurantes muito frequentados pelos gays. A Rua Oscar Freire cruza a Rua Augusta. Pare para fazer comprinhas e ver toda a região dos Jardins com suas lojas, cafeterias e restaurantes sofisticados.

 

 

JANTAR

ATHENAS

Continuando a subir pela Rua Augusta, atravesse a Av. Paulista e chegue ao Athenas. O restaurante é ideal para quem quer depois ir curtir as baladas da região do Baixo Augusta.

 

 

NOITE

BAIXO AUGUSTA

São muitas as opções nesta região: Bofetada Club, Volt, Frey, Caos, Z Carniceria, sem contar a Rua Augusta em si. Mas a sugestão para a quinta é a A Lôca, referência do circuito underground de São Paulo. O clube orgulha-se de ter a pista de dança mais democrática da cidade, ponto de encontro de várias tribos e de diversos gêneros musicais. A casa tem boa programação quase todos os dias da semana, mas, às quintas, tem a festa Loucuras, com um mix de pop, disco e flash house.

6ª Feira – Parque Ibirapuera

MAM, Parque Ibirapuera, Lions Club. Foto: José Cordeiro|SPTuris, Lucas Killer, Divulgação

MAM, Parque Ibirapuera, Lions Club. Foto: José Cordeiro|SPTuris, Lucas Killer, Divulgação

CAFÉ DA MANHÃ + PASSEIO DA MANHÃ

PARQUE

Para uma sexta-feira esportiva, visite o Parque Ibirapuera, um dos cartões-postais da cidade. Comece tomando um café no próprio parque. Pode ser um piquenique ao ar livre. Depois do café da manhã, faça um passeio pelo lugar, que, além de ser grande e muito bonito, tem várias atrações. Também é possível alugar bicicletas no próprio local.

 

 

ALMOÇO + PASSEIO DA TARDE

MAM

No Museu de Arte Moderna (MAM), localizado dentro do parque, há um restaurante pequeno, mas bem interessante. Além de ser um bom lugar para almoçar, também é possível apreciar todo o acervo do local e as frequentes exposições temporárias. Visite também a Fundação Bienal, o Museu de Arte Contemporânea, o Auditório, o Planetário, o Museu Afro, o Pavilhão Japonês e, por último, o Monumento às Bandeiras, do lado de fora do parque.

 

 

JANTAR

REX

O restaurante, localizado na Rua da Consolação, próximo à Av. Rebouças e aos Jardins, fica aberto até de madrugada e tem ambiente bastante descolado, intimista e cosmopolita. Você é atendido pelo próprio chef e pode vê-lo preparando seu prato, que vai do caviar ao simples hambúrguer. Ou outra receita que você quiser.

 

 

NOITE

LIONS NIGHT CLUB

Sexta é a noite GLS da balada que fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, a Lions. Com uma grande varanda que dá vista para o centro da cidade, sua pista tem efeitos psicodélicos em 3D e a decoração parece a de uma mansão antiga. O ambiente é descontraído, que mistura o clássico com o moderno. Inspirado nos antigos clubes de cavalheiros dos anos 50. O preço não é barato, mas vale a pena.

Sábado – Pinheiros e Vila Madalena

Beco do Batman, Praça Benedito Calixto, balada. Foto: Caio Pimenta|SPTuris, Divulgação

Beco do Batman, Praça Benedito Calixto, balada. Foto: Caio Pimenta|SPTuris, Divulgação

CAFÉ DA MANHÃ

VILLA GRANO

Comece o dia tomando café da manhã na padaria Villa Grano, que fica aberta 24 horas. Tem de tudo, mas um dos destaques são os sanduíches feitos com os mais variados recheios e pães.

 

 

PASSEIO DA MANHÃ+ALMOÇO

VILA MADALENA

Siga para um dos marcos da arte urbana da cidade, o Beco do Batman. A antiga viela recebeu este nome depois de um grafite do personagem ter sido pintado. Hoje, cada espaço é disputado por diversos artistas. Para almoçar, é só caminhar e escolher as excelentes opções de restaurantes das principais ruas da Vila: Aspicuelta, Mourato Coelho, Fradique Coutinho, Fidalga, Wisard, Harmonia e Girassol.

 

 

PASSEIO DA TARDE

FEIRA DA BENEDITO CALIXTO

A Praça Benedito Calixto abriga, aos sábados, uma das mais famosas feiras da cidade. São centenas de barracas que reúnem objetos de antiquário, como peças de design, móveis antigos e restaurados e discos raros. Decoradores, produtores de cinema, artistas e descolados passam por lá procurando peças vintage. Na parte da tarde costuma haver apresentações de música, como de grupos de chorinho, um ritmo bem brasileiro. Se quiser esticar o passeio, no bairro de Pinheiros há algumas outras atrações bem interessantes, entre eles a Galeria Choque Cultural, com uma proposta de arte pop e jovem, o Instituto Tomie Ohtake, ícone da arquitetura moderna paulista e que sempre exibe boas exposições. Para fechar a tarde, visite também a Praça do Pôr do Sol, conhecida por ter uma visão panorâmica belíssima ao cair do dia.

 

 

JANTAR

S/A CLUB

Na fronteira entre Pinheiros e a Vila Madalena está o “Sociedade Anônima” na Rua Simão Álvares, uma descolada opção da noite GLS de São Paulo. É um espaço sofisticado e aconchegante, mistura entre bar e balada. Ótima opção após às 19h para comer e fazer o “esquenta” antes de cair na noite.

 

 

NOITE

THE WEEK

A mais famosa casa noturna voltada ao público GLS da cidade é também uma das mais conhecidas do país. A The Week fica no bairro da Lapa, zona Oeste da cidade. O megaespaço possui duas pistas de dança, lounges, deck com piscina, jardim, camarote vip, cafeteria e alguns bares. Com decoração sofisticada, o som é predominantemente eletrônico e a festa mais conhecida é a Babylon, aos sábados, que costuma também receber DJs internacionais.

Domingo – República + Arouche

Foto: Jefferson Pancieri

Foto: Jefferson Pancieri

CAFÉ DA MANHÃ + PASSEIO DA MANHÃ

PRAÇA DA REPÚBLICA

Sobrou energia após um sábado agitado? Se ainda resta força, corra para a Praça da República. Antigamente conhecida como Largo dos Curros, era um local para os paulistanos do século XIX se divertirem em rodeios e touradas. A Praça, que faz um elo entre o Centro Velho e o Centro Novo, possui também um belo edifício planejado por Ramos de Azevedo, que hoje é sede da Secretaria Estadual da Educação. Aos domingos, acontece a Feira de Arte e Artesanato da República. Ela abriga mais de 600 barracas que comercializam de tudo, desde os mais variados tipos de artesanato, até quadros e outros objetos de arte vindos de todo o Brasil, além de países vizinhos, como o Peru. Há também diversas barracas de comida variada onde é possível tomar um farto café da manhã ou almoçar.

 

ALMOÇO

BAR BRAHMA

Próximo dali, na famosa esquina da Avenida Ipiranga com a Avenida São João, cantada por Caetano Veloso, está, desde 1948, o Bar Brahma. O chope é de ótima qualidade e os petiscos são de dar água na boca. Aos domingos, tem buffet do meio-dia às 17h. Também tem forte vocação musical, com apresentações de grandes nomes da música brasileira.

 

PASSEIO DA TARDE+JANTAR

LARGO DO AROUCHE

O Largo do Arouche, que fica bem próximo da Praça da República, é caracterizado pelas suas floriculturas, edifícios de sacada e porta-balcão e restaurantes tradicionais, além de contar com famosas esculturas em bronze, como a “Depois do Banho”, de Victor Brecheret. Por lá há muitos locais bastante frequentados pelo público gay e é possível escolher um restaurante para o jantar.

 

JANTAR

BLUE SPACE

A casa da Rua Brigadeiro Galvão, na Barra Funda, é uma das mais tradicionais para o público gay de São Paulo. Aos domingos, tem shows animadíssimos de drag queens e gogo boys.

 

NOITE

GAMBIARRA

Se houver disposição para estender a noite em outro bairro da cidade, Pinheiros abriga uma das festas mais famosas do país, a Gambiarra.